sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Sequência Didática Desenvolvida no Curso do PNAIC/PACTO - Alfabetização na Idade Certa para alunos com deficiência intelectual.

Seqüência Didática

Livro: Dez casas e um poste que Pedro fez – Hermes Bernardi Jr.
Jogo: Bingo – letra inicial (adaptado).

Objetivos:
Ø     Conhecer o nome das letras do alfabeto;
Ø     identificar o fonema inicial das palavras;
Ø     estabelecer correspondência grafofônica (letra inicial e fonema inicial);
Ø     perceber as funções da rua (o que é realizado e para que serve)

Direitos de aprendizagem de português:
·        Direitos gerais de aprendizagem
Ø     Participar de situações de leitura/escuta e produção oral e escrita de textos destinados à reflexão e discussão acerca de temas sociais relevantes;
·        Leitura
Ø     Reconhecer finalidades de textos lidos pelo professor;
Ø     Localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos pelo professor ou outro leitor experiente;
Ø     Realizar inferências em texto de diferentes gêneros e temáticas, lidos pelo professor ou outro leitor experiente;
Ø     Estabelecer relações lógicas entre partes de textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos pelo professor ou outro leitor experiente;
·        Produção de textos escritos
Ø     Produzir texto de diferentes gêneros, atendendo a diferentes finalidades, por meio da atividade de um escriba;
·        Oralidade
Ø     Participar de interações orais em sala de aula, respeitando os turnos de fala;
Ø     Valorizar os textos de tradição oral, reconhecendo-os como manifestações culturais;
·        Análise lingüística: apropriação do sistema de escrita alfabética
Ø      Escrever o próprio nome;
Ø      Reconhecer e nomear as letras do alfabeto;
Ø      Diferenciar letras de números e outros símbolos

Direitos de aprendizagem de matemática:
·        Números e operações
Ø     Identificar números nos diferentes contextos em que se encontram, em suas diferentes funções: indicador da quantidade de elementos de uma coleção discreta (cardinalidade); medida de grandeza (2 quilos, 3 dias, etc); indicador de posição (número ordinal); e código (número de telefone, placa de carro, etc.);
Ø     Utilizar diferentes estratégias para quantificar e comunicar quantidades de elementos de uma coleção, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais, nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade: contagem oral, pareamento, estimativa e correspondência de agrupamentos;
Ø     Associar a denominação do número a sua respectiva representação simbólica.
·        Geometria
Ø   Explicitar e/ou representar informalmente a posição de pessoas e objetos, dimensionar espaços, utilizando vocabulário pertinente nos jogos, nas brincadeiras e nas diversas situações nas quais as crianças considerarem necessário essa ação, por meio de desenhos, croquis, plantas baixas, mapas e maquetes, desenvolvendo noções de tamanho, de lateralidade, de localização, de direcionamento, de sentido e de vistas;
Ø   Identificar e descrever a localização e a movimentação de objetos no espaço, identificando mudanças de direções e considerando mais de um referencial.
·        Tratamento da informação
Ø     Formular questões sobre aspectos familiares que gerem pesquisas e observações para coletar dados quantitativos e qualitativos.

Observação: Os direitos de aprendizagem citados para as atividades abaixo respeitam as especificidades particulares de cada aluno e a aplicabilidade em seu desenvolvimento escolar e social.

Recursos:
Ø     Livro “Dez casas e um poste que Pedro fez” – Hermes Bernardi Jr.;
Ø     Jogo “Bingo” – letra inicial (adaptado);
Ø     Maquete de papelão das casas e poste;
Ø     Imagens de animais relacionadas à cartela do bingo;
Ø     Letras móveis;
Ø     Computador e Internet;
Ø     Máquina fotográfica.

Duração: setembro a outubro
Etapas:
Ø     Roda de conversa sobre a rua e as suas funções (o que fazemos na rua);
Ø     Leitura e interpretação do livro “Dez casas e um poste que Pedro Fez”;
Ø     Manuseio do livro;
Ø     Atividade prática circuito de rua com maquetes das casas e do poste;
Ø     Pesquisa do endereço (casa) na internet com visualização da rua e casa do aluno;
Ø     Apresentação das imagens do tabuleiro de bingo;
Ø     Explicação e execução do jogo de bingo com letras iniciais (nome dos animais que aparecem na história).
  
Avaliação

Processual e continua, observando a participação dos alunos em todas as etapas das atividades, assim como ações e reações frente aos recursos oferecidos.

2 comentários:

  1. Geruza,
    parabéns pelo teu Blog!!! Use-o para divulgar as práticas inclusivas da tua escola. Dessa forma estaremos fortalecendo a Educação Inclusiva no Brasil.
    Um abr@ço carinhoso
    Formadora Lisete
    NIEE/CINTED/UFRGS/SECADI/FNDE

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