Seqüência
Didática
Livro: Dez casas
e um poste que Pedro fez – Hermes Bernardi Jr.
Jogo: Bingo –
letra inicial (adaptado).
Objetivos:
Ø
Conhecer o nome das letras do
alfabeto;
Ø
identificar o fonema inicial das
palavras;
Ø
estabelecer correspondência
grafofônica (letra inicial e fonema inicial);
Ø
perceber as funções da rua (o que
é realizado e para que serve)
Direitos de
aprendizagem de português:
·
Direitos gerais de aprendizagem
Ø
Participar de situações de
leitura/escuta e produção oral e escrita de textos destinados à reflexão e
discussão acerca de temas sociais relevantes;
·
Leitura
Ø
Reconhecer finalidades de textos
lidos pelo professor;
Ø
Localizar informações explícitas em
textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos pelo professor ou outro leitor
experiente;
Ø
Realizar inferências em texto de
diferentes gêneros e temáticas, lidos pelo professor ou outro leitor
experiente;
Ø
Estabelecer relações lógicas entre
partes de textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos pelo professor ou
outro leitor experiente;
·
Produção de textos escritos
Ø
Produzir texto de diferentes
gêneros, atendendo a diferentes finalidades, por meio da atividade de um
escriba;
·
Oralidade
Ø
Participar de interações orais em
sala de aula, respeitando os turnos de fala;
Ø
Valorizar os textos de tradição
oral, reconhecendo-os como manifestações culturais;
·
Análise lingüística: apropriação do sistema de escrita
alfabética
Ø
Escrever o próprio nome;
Ø
Reconhecer e nomear as letras do
alfabeto;
Ø
Diferenciar letras de números e
outros símbolos
Direitos de
aprendizagem de matemática:
·
Números e operações
Ø
Identificar números nos diferentes
contextos em que se encontram, em suas diferentes funções: indicador da
quantidade de elementos de uma coleção discreta (cardinalidade); medida de
grandeza (2 quilos, 3 dias, etc); indicador de posição (número ordinal); e
código (número de telefone, placa de carro, etc.);
Ø
Utilizar diferentes estratégias
para quantificar e comunicar quantidades de elementos de uma coleção,
utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não
convencionais, nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam
sua necessidade: contagem oral, pareamento, estimativa e correspondência de
agrupamentos;
Ø
Associar a denominação do número a
sua respectiva representação simbólica.
·
Geometria
Ø
Explicitar e/ou representar
informalmente a posição de pessoas e objetos, dimensionar espaços, utilizando
vocabulário pertinente nos jogos, nas brincadeiras e nas diversas situações nas
quais as crianças considerarem necessário essa ação, por meio de desenhos,
croquis, plantas baixas, mapas e maquetes, desenvolvendo noções de tamanho, de
lateralidade, de localização, de direcionamento, de sentido e de vistas;
Ø
Identificar e descrever a
localização e a movimentação de objetos no espaço, identificando mudanças de
direções e considerando mais de um referencial.
·
Tratamento da informação
Ø
Formular questões sobre aspectos
familiares que gerem pesquisas e observações para coletar dados quantitativos e
qualitativos.
Observação: Os direitos de aprendizagem citados para as atividades abaixo respeitam
as especificidades particulares de cada aluno e a aplicabilidade em seu
desenvolvimento escolar e social.
Recursos:
Ø
Livro “Dez casas e um poste que
Pedro fez” – Hermes Bernardi Jr.;
Ø
Jogo “Bingo” – letra inicial
(adaptado);
Ø
Maquete de papelão das casas e
poste;
Ø
Imagens de animais relacionadas à
cartela do bingo;
Ø
Letras móveis;
Ø
Computador e Internet;
Ø
Máquina fotográfica.
Duração: setembro a outubro
Etapas:
Ø
Roda de conversa sobre a rua e as
suas funções (o que fazemos na rua);
Ø
Leitura e interpretação do livro
“Dez casas e um poste que Pedro Fez”;
Ø
Manuseio do livro;
Ø
Atividade prática circuito de rua
com maquetes das casas e do poste;
Ø
Pesquisa do endereço (casa) na internet
com visualização da rua e casa do aluno;
Ø
Apresentação das imagens do
tabuleiro de bingo;
Ø
Explicação e execução do jogo de
bingo com letras iniciais (nome dos animais que aparecem na história).
Avaliação
Processual e
continua, observando a participação dos alunos em todas as etapas das
atividades, assim como ações e reações frente aos recursos oferecidos.
Geruza,
ResponderExcluirparabéns pelo teu Blog!!! Use-o para divulgar as práticas inclusivas da tua escola. Dessa forma estaremos fortalecendo a Educação Inclusiva no Brasil.
Um abr@ço carinhoso
Formadora Lisete
NIEE/CINTED/UFRGS/SECADI/FNDE
otimo
ResponderExcluir